ecretários pedem a Lula criação do Ministério da Segurança Pública: “Maior problema do Brasil”

O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (ConseSP) encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma carta aberta sugerindo a criação de um ministério exclusivo para a área. O documento é assinado por todos os titulares das Secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal.

De acordo com o grupo, a proposta surgiu diante da percepção de que a segurança pública é a principal preocupação dos brasileiros, mas segue vinculada ao Ministério da Justiça. “Apesar de sua relevância, a segurança pública permanece como a única área essencial da administração pública que não possui um ministério próprio, sendo atualmente tutelada pela área de Justiça, comprometendo a atenção especializada que o tema exige e prejudicando o papel de coordenação devido ao Governo Federal”, diz um trecho da carta.

O ConseSP argumenta que a ausência de uma pasta específica compromete a coordenação nacional e reduz o protagonismo da agenda. “Dentre as áreas governamentais mais importantes, a segurança pública é a única que não possui um Ministério específico, com dedicação exclusiva à pauta, sendo tutelada pela área de Justiça, com pouca participação de profissionais afetos à área, em evidente situação de desprestígio em comparação com outras matérias”, afirmam os secretários.

Sandro Avelar, presidente do conselho e atual secretário de Segurança do Distrito Federal, reforçou que o tema precisa ser tratado com base em dados e conhecimento técnico. “O tema segurança pública deve ser conduzido com base em ciência e evidências, o que impõe a criação de um Ministério próprio, conduzido por gestores e profissionais especializados, tanto do âmbito federal como dos estados”, destacou.

Categoria:

Deixe seu Comentário