LIGA ILHEENSE DE FUTEBOL (13/05/1925-2025), 100 ANOS DE HISTÓRIA!

“Não é qualquer entidade que chega aos 100 anos. Para nós, é uma honra enquanto, ex-diretor, imprensa e desportista fazer essa homenagem, trazendo esse reconhecimento para a LIF. Quantos eventos, campeonatos, certames, quantos títulos pela nossa seleção de Ilhéus? quantos atletas revelados? 100 anos de luta, persistência, bons momentos, momentos também difíceis.
É um orgulho para quem é da área, como eu e tantos outros. Ter uma Liga forte e que persiste por um século. Não é fácil. Sem recursos, sem fonte de renda e dependendo de terceiros! Parabéns a todos os ex-presidentes e, em especial ao atual Quincas Ribeiro, que apesar dos percalços, dificuldade e contratempos, nunca desistiu. Aliás, o presidente tem sido cauteloso e sagaz. Apesar dos críticos, assim como fui, tem sido lúcido e reflexivo, compreendendo o papel dos desportistas e imprensa, que sempre cobram.
O futebol chegou na cidade de Ilhéus por volta de 1906, quando uma febre do esporte se espalhava por Salvador. No início, o futebol despertou o interesse da população local, com sua prática sendo realizada num terreno próxima a enseada da antiga Fazenda Opaba, de propriedade de Raymundo Amaral Pacheco.
EM 13 DE MAIO DE 1925 FOI FUNDADA A LIGA ILHEENSE DE FUTEBOL AMADOR
Em 1935, durante a segunda gestão do Prefeito Mário Pessoa, começou a construção de uma praça esportiva, localizada na Fazenda Boa Vista. A área desmembrada era um charco a poucos metros do mar de São Jorge dos Ilhéus. Durante a apresentação do projeto de Doutor Valadares, Mario Pessoa decidiu fazer algo maior que o previsto, e assim construiu o primeiro grande palco de futebol da Bahia, na época o segundo maior Estádio Municipal do país, perdendo somente para o Pacaembu (na época São Januário). O Estádio foi inaugurado em junho de 1940, com a presença do Interventor da Bahia, Landulfo Alves, com um torneio realizado entre os clubes Ypiranga e Bahia, respectivamente de Salvador e o São Cristóvão de Itabuna. Inicialmente, o Estádio foi batizado com o nome de Estádio Municipal de Ilhéus, passando a ser chamado de Mário Pessoa em 1952, em homenagem ao seu idealizador. Os primeiros dez anos de fundação da LIF, seus diretores se reuniam em suas próprias casas.
O grande marco da tradição do futebol amador de Ilhéus aconteceu quando tinham clubes como o Colo Colo, Flamengo, Vitória do Malhado, Ferroviário e outros. Ao longo da história, era imensa a rivalidade e o estádio Mário Pessoa sempre lotado.
Além disso, com o passar dos anos, diversas equipes que marcaram o início do futebol amador, como o Pontal, o Brasil, o Ilhéus Club (time de policiais), depois o River já profissional, que pavimentaram um caminho promissor para novos clubes, que continuam conquistando diversos torcedores, como, por exemplo, o Barcelona, récem fundado. (IBGE). E, todos submetidos à organização da Liga Ilheense de Futebol.
A Liga e o esporte amador como um todo, precisa ser vista pelo poder público como algo importante e que precisa se investir. Afinal, trata-se de ESPORTRE AMADOR da nossa cidade. E, sem o apoio e investimento fica difícil qualquer projeção.