Ranking traz redes de supermercados que mais faturaram no Brasil em 2024; setor movimenta R$ 1 trilhão

O Grupo Carrefour Brasil manteve a liderança no ranking das redes de supermercados com maior faturamento do país em 2024, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a NielsenIQ. Essa é a nona vez consecutiva que a companhia ocupa o topo da lista.

Com R$ 120,5 bilhões em vendas no ano passado, o Carrefour ficou à frente do Assaí Atacadista, que registrou R$ 80,5 bilhões em receita. Em terceiro lugar aparece o grupo Mateus Supermercados, com R$ 36,3 bilhões, subindo uma posição e superando o GPA (Grupo Pão de Açúcar), que caiu para a quinta colocação após também ser ultrapassado pelos Supermercados BH.

A lista das dez redes com maior faturamento no setor em 2024 inclui ainda nomes como Irmãos Muffato, Grupo Pereira, Mart Minas & Dom Atacadista, Cencosud Brasil e Koch Hipermercado. Veja o ranking completo:

  1. Grupo Carrefour Brasil â€“ R$ 120,5 bilhões
  2. Assaí Atacadista â€“ R$ 80,5 bilhões
  3. Mateus Supermercados â€“ R$ 36,3 bilhões
  4. Supermercados BH â€“ R$ 21,2 bilhões
  5. GPA (Pão de Açúcar e Extra) â€“ R$ 20 bilhões
  6. Irmãos Muffato â€“ R$ 17,4 bilhões
  7. Grupo Pereira â€“ R$ 15,3 bilhões
  8. Mart Minas & Dom Atacadista â€“ R$ 11,4 bilhões
  9. Cencosud Brasil â€“ R$ 11,2 bilhões
  10. Koch Hipermercado â€“ R$ 10,3 bilhões

Segundo a Abras, o setor supermercadista movimentou R$ 1,06 trilhão no ano passado, valor que representa 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O montante inclui diferentes formatos de varejo alimentar, como atacarejos, lojas de conveniência, hortifrutis, minimercados e canais digitais.

Além da força econômica, o setor também exerce papel relevante no mercado de trabalho: mais de 9 milhões de empregos diretos e indiretos foram gerados em 2024. No entanto, o levantamento aponta que ainda há um déficit de cerca de 357 mil vagas abertas, reflexo da dificuldade de contratação enfrentada por muitas redes.

O número de lojas também cresceu, registrando um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior. Com isso, o Brasil fechou 2024 com mais de 424 mil estabelecimentos varejistas voltados ao setor alimentício espalhados pelo país.

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