Player Rádio
NO AR
Rede Novo Tempo Rede Novo Tempo

Publicidade concte radios

Publicidade Esporte

Publicidade 4anos

Publicidade HANET

No ar No ar

Publicidade VIDA E SAUDE

Noticias Gerais Noticias Gerais

01/07/2025 (4 dias atrás)
Quadrilha que promovia “rinha de luta” com adolescentes é descoberta
Julho 01,2025
A Polícia Civil e o Departamento de Inteligência de Roraima prenderam ...
01/07/2025 (4 dias atrás)
Prefeitura de Ilhéus conclui requalificação da Praça Misael Tavares para melhoria do trânsito
Julho 01,2025
A Prefeitura de Ilhéus concluiu a requalificação da Praça Misael Tavares, no bairro Cidade Nova, promovendo mais segurança e fluidez no trânsito no cruzamento entre a Avenida Canavieiras, Aven...
01/07/2025 (4 dias atrás)
UNEB oferta 2.296 vagas em cursos de graduação a distância; inscrições até esta quinta-feira (3)
Julho 01,2025
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas, até esta quinta-feira (3), para o Processo Seletivo Especial (PSE) 2025.2 da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (...
01/07/2025 (4 dias atrás)
STF vai analisar validade de lei que proíbe atividade de flanelinhas
Julho 01,2025
Uma lei que proibiu a atuação de flanelinhas em Porto Alegre (RS) abriu caminho para que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida se estados, municípios e o Distrito Federal podem estabelecer regr...
01/07/2025 (4 dias atrás)
Festividades do 2 de Julho contam com mais de 2 mil policiais e bombeiros e ativação do CICC
Julho 01,2025
Repetir o excelente resultado da segurança do desfile do 2 de Julho é a principal meta da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), para o festejo de 2025. Mais de 2 mil integrant...
25/06/2025 (uma semana atrás)
Atendimentos por vício em jogos de azar crescem 142% na rede pública da Bahia
Junho 25,2025
O número de atendimentos por vício em jogos de azar cresceu 142,86% entre 2023 e 2024 na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Bahia, segundo dados divulgados pe...

Publicidade doação

Publicidade SHOW DA MANHÂ

Publicidade CAFÉ COM NOTICIAS

Publicidade PROGRAMA LOUVOR E GLORIA

Fale Conosco Fale Conosco

Comissão do Idoso aprova projeto que regulamenta desaposentação no INSS

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou em novembro projeto de lei que permite a renúncia de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o recálculo do benefício para o segurado que ficou trabalhando, ou voltou, e contribuiu por mais 60 meses.

A medida foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Castro Neto (PSD-PI), para o Projeto de Lei 2567/11, do Senado, e 30 outros que tramitam em conjunto. A versão original do PL 2567 ampliava os benefícios destinados aos aposentados que voltam a trabalhar. Atualmente, eles têm direito, se for o caso, apenas ao salário-família e à reabilitação profissional.

“Pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), compete ao Poder Legislativo definir se há o direito à desaposentação”, disse Castro Neto. Segundo o relator, a medida é necessária para que as novas contribuições obrigatórias pagas pelos aposentados que trabalham tenham reflexo no valor dos benefícios.

Em 2016, sob argumento de que não havia lei a respeito, o Supremo decidiu pela inconstitucionalidade da desaposentação – a possibilidade de o aposentado pedir e obter na Justiça a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e contribuir obrigatoriamente para a Previdência Social. A decisão foi reiterada em 2020.

Mais 60 meses
O substitutivo aprovado prevê que somente as pessoas que voltaram a trabalhar e contribuíram por mais 60 meses para a Previdência Social poderão renunciar à aposentadoria e pedir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o recálculo do benefício. Um segurado poderá fazer pedidos semelhantes até duas vezes.

A regra não valerá para todas as aposentadorias. Os casos de incapacidade permanente, por exemplo, não terá o recálculo admitido. O segurado que tenha obtido aposentadoria especial também terá regras específicas, não sendo admitido o recálculo com base em tempo e salário de contribuição decorrente do exercício de atividade com exposição a agentes prejudiciais à saúde.

Por outro lado, pensionistas também terão direito a requerer o recálculo, caso o segurado não tenha feito antes o pedido. O texto aprovado não altera outros benefícios, e o aposentado que trabalha seguirá apenas com direito ao salário-família e à reabilitação profissional.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Categoria:

Deixe seu Comentário