ILHÉUS TEM OS MESES DE AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO MAIS SECO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Os meses de agosto, setembro e outubro deste ano foram os mais seco dos últimos dez anos em Ilhéus. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O recorde histórico é por conta do baixo/ausência no volume de chuvas desde julho e o mês de novembro, tradicionalmente chuvoso em Ilhéus, deve seguir mesmo percentual muito abaixo do normal.

Das chuvas na cidade os acumulados máximos mensais não passam de 25 milímetros. Já nas demais áreas da região sul da Bahia, o máximo registrado foi de 50 milímetros acumulados, no extremo sul. Esse resultado está muito abaixo da média esperada para outubro, que era esperado pelo menos 90 milímetros.

No geral, oito estados das regiões Norte e Nordeste enfrentam neste ano a pior seca desde 1980 por causa da falta de chuvas: Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe.

Os dados são do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo federal, e foram compilados a pedido do g1. Eles levam em conta os registros de volume de chuva (em milímetros) de toda a sua base histórica, que teve início em 1980.

A falta severa de chuvas agrava a situação dos rios da região, que enfrentam uma seca persistente, com consequências para a população local, como desabastecimento de comida e água e prejuízos à navegação. O cenário tem relação com o El Niño atípico e como aquecimento global.

Categoria:

Deixe seu Comentário