MORADORES DE ILHÉUS CONVOCAM MANIFESTAÇÃO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS
Moradores da cidade de Ilhéus estão indignados com as condições do transporte público na cidade. De acordo com relatos, os ônibus estão sucateados, a frota é insuficiente para atender a demanda, faltam horários para alguns bairros e para pessoas com restrições de mobilidade, além de acidentes e ônibus quebrados constantemente.
Além disso, o valor da passagem já era considerado alto, e agora teve um aumento para R$4,80, sem justificativa aparente. O site Ilhéus 24h, noticiou recentemente (clique aqui).
Diante dessa situação, estudantes e entidades, convocaram uma manifestação pacífica para o próximo dia 24/04, na Praça Cairú em Ilhéus, para mostrar sua indignação com as empresas de transporte da cidade e com a atual gestão do prefeito e vereadores da cidade.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UESC, que tem uma cadeira como conselheiro do órgão consultivo, participou de todas as reuniões. O DCE afirma que o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte do Município de Ilhéus é composto majoritariamente por entidades ligadas aos interesses das empresas, sem uma abertura real para a sociedade civil construí-lo. Também apontam, que houve uma tentativa de barrar a representação estudantil.
“Diversos setores da sociedade civil estiveram presentes na reunião do conselho e se colocaram contra o aumento. Houveram intenções claras de desmobilização, encaminhando a convocação em cima da hora, lançando errata menos de 24 horas antes da reunião corrigindo o local. Diversos mecanismos foram utilizados em função da desmobilização. Fizemos a denúncia em todos os momentos e espaços da reunião.” afirmou, em nota.Os estudantes, alegando pouca verba, estão arrecadando doações de materiais para a manifestação, como cartolina, pilotos, tintas, apitos, água e lanches. Eles orientam, quem puder colaborar, deve levar no dia do ato.