Casos suspeitos de dengue aumentam e Prefeitura de Ilhéus intensifica ações nos bairros
A Prefeitura de Ilhéus segue intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), as equipes de agentes de combate às endemias realizam visitas diárias às residências, principalmente nos bairros com maiores índices de infestação.
A Sesau explica que no ano passado, a Vigilância Epidemiológica notificou cerca de dois mil casos suspeitos de arboviroses. Destes, oito casos foram confirmados para dengue, nos bairros do Pontal, Nelson Costa, São Francisco, Conquista, Jardim Atlântico e Jardim Savóia. Em 2023, já existe a ocorrência de 76 casos suspeitos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O objetivo do trabalho é averiguar possíveis criadouros do mosquito para eliminação de focos, bem como realizar a coleta de amostras de larvas para serem analisadas. A secretaria destaca a importância de a população contribuir com o trabalho preventivo realizado pelos agentes, que inclui autorização para inspeção dos imóveis. A UPA da Esperança e o PA da Zona Sul são unidades de referência para os casos no município.