Comitiva da Prefeitura de Ilhéus é recebida em Florianópolis para visita técnica à ACATE
A comitiva da Prefeitura de Ilhéus foi recebida, na última sexta-feira (05), em Florianópolis, para uma visita técnica à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), referência nacional em inovação e desenvolvimento tecnológico. A recepção foi realizada pela Secretaria de Turismo, Tecnologia e Inovação de Florianópolis. A subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Paula Pacheco e o diretor de Ecossistema Local de Inovação, José Fernando Nobre, representando a gestão do prefeito Topázio Neto, acompanharam o grupo durante todo o dia, apresentando a estrutura do parque tecnológico, seu modelo de governança e o impacto direto no desenvolvimento econômico da capital.
Durante o encontro, foram detalhados os resultados do ecossistema de inovação de Florianópolis, que hoje representa aproximadamente 25% do PIB municipal, superando inclusive o turismo, tradicional motor econômico da região. O avanço expressivo é fruto da articulação entre poder público, universidades, empresas e organizações do setor, consolidando a cidade como um dos principais polos tecnológicos do Brasil.
A comitiva ilheense foi composta pelo prefeito Valderico Júnior, pelo procurador-geral do município, Jorge Cajueiro, pelo secretário de Fazenda e Orçamento, Fernando Fernandes, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Paulo Ganem e pela superintendente de Comunicação, Naianne Minnistro. Também estiveram presentes representantes de instituições estratégicas: Erica Leal, gestora de projetos do Sebrae Bahia; Luciana Nalin, do Núcleo de Inovação e Tecnologia da UESC; Ricardo Gomes, diretor do Instituto Arapyaú e sócio-fundador do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSUL); Silvio Comin, presidente do SINEC/DATEN; e José Alfredo, representante do CEPEDI.
“Foi um momento incrível de trocas de experiências e conhecimento. Saímos daqui inspirados e ainda mais determinados a fortalecer o ecossistema tecnológico de Ilhéus, unindo governo, universidades e setor produtivo para gerar desenvolvimento de verdade. O modelo aplicado em Florianópolis serve de inspiração para fortalecer ações que aproximem o setor público, o privado e as instituições de ensino, impulsionando o crescimento sustentável no nosso município.”
A Prefeitura de Ilhéus segue comprometida em ampliar políticas públicas voltadas à tecnologia e inovação, buscando referências de sucesso em todo o país para preparar a cidade para novos ciclos de desenvolvimento.
por Sucom










