Locadoras de automóveis apostam no aumento de 15% da demanda de clientes
Férias escolares e festas de final de ano são um período propício para aquela viagem especial, seja em família ou na companhia de amigos. Para esta temporada, a estimativa da Associação das Locadoras de Automóveis (ABLA) é de aumento de demanda de até 15%, na comparação o verão do ano passado.
De acordo com a entidade, alguns fatores explicam a projeção otimista, dentre eles, o dólar, que ultrapassou pela primeira vez a barreira dos R$ 6, patamar superior a 2020, e que inibe viagens ao exterior, estimulando o turismo interno e favorecendo a demanda pela locação de carros nos destinos turísticos do próprio Brasil.
Esse é também o cenário contatado pela pesquisa divulgada no último dia 10 pela Booking.com. Segundo dados da empresa de reserva de acomodações, aluguel de carros e outros serviços de turismo, 9 em cada 10 (91%) turistas do país alugariam carro durante suas viagens nos meses de verão.
O levantamento também revela que essa é a preferência entre 25 e 34 anos (95%) e mulheres (93%), quando observado um recorte de gênero. Além disso, uma média de 30% dos entrevistados elegeu o carro como meio de transporte favorito para viagens nessa época do ano, principalmente durante o Carnaval (33%).
Os benefícios da locação dos automóveis foi um ponto também de destaque neste estudo, pois segundo os brasileiros entrevistados, ter um seguro incluso no valor (89%), ar-condicionado (88%) e a facilidade de reservar o serviço (86%) são os fatores mais importantes. Além disso, 76% deles acham relevante que o combustível esteja incluído no preço, e 73%, que o carro tenha um porta-malas grande.
O perfil dos clientes do setor no verão também inclui os que têm carro próprio, mas que já preferem usar os alugados, aponta a ABLA. “As locadoras disponibilizam veículos novos e seminovos 100% revisados e isso garante mais segurança para pegar a estrada. Já o carro próprio, normalmente implica em preocupações e em gastos extras com revisões e manutenções corretivas necessárias para viajar”, detalha o presidente da entidade, Marco Aurélio Nazaré.
Para a diretora regional da ABLA na Bahia, Rogéria Alencar, o comportamento do cliente este ano revela o aumento na demanda de pessoas físicas. “Acreditamos que estejam fazendo contas e se planejando melhor em relação ao custo de mobilidade. Esse novo hábito vem sendo aplicado para todos os tipos de transporte, que agora também se inclui o de aluguel de carro. E assim vem se mostrando esse novo usuário, que prefere fazer o que é mais prático, mais econômico, mais seguro e que não demande muitas complicações ou tempo”, explica.
Segundo dados do último anuário brasileiro do setor, a Bahia possuía, em 2023, 1.442 locadoras de veículos, 119% a mais do que em 2019, e com participação na frota dividida entre terceirização (55%), turismo de lazer (30%) e turismo de negócios (15%). Quanto à geração de empregos diretos, foram 11.302, o que representa alta de 14% com relação aos números de 2023 e de 79%, em relação a 2019, período pré-pandemia da Covid-19.
Com relação ao verão baiano, Alencar aponta que apesar da expectativa de maior movimento, o histórico é de que, em meados de novembro, já haja o aquecimento do setor, que se estende até 10 dias após o Carnaval. No entanto, este ano, em Salvador, as coisas estão um pouco diferentes: “o aquecimento de final do ano só começou no último dia 6 de dezembro e as reservas que em anos anteriores já se esgotavam para dezembro e janeiro, esse ano estão mais calmas. Apesar da demanda estar maior que a disponibilidade da frota, não estamos empilhados de reservas e nem vendo o volume dos anos anteriores”, contata.
TRIBUNA