Prefeitura de Ilhéus intensifica obras de contenção de encosta no município, com avanços no Alto da Tapera
A Prefeitura de Ilhéus tem reforçado as ações de contenção nos altos e morros da cidade, regiões que historicamente sofrem com deslizamentos durante períodos de chuvas intensas. A obra de contenção do Alto da Tapera, iniciada em 5 de maio de 2024, é parte de um amplo esforço para garantir a segurança dos moradores dessas áreas vulneráveis.
Até o momento, foram realizados serviços essenciais como a regularização do talude e a estabilização da encosta com solo grampeado, com 60% dos grampos já instalados. A próxima fase envolve a aplicação de proteção mecânica na encosta, aguardando maquinário específico que será mobilizado de Salvador. A obra segue dentro do cronograma e visa, sobretudo, prevenir acidentes que colocam em risco a vida de centenas de famílias.
“O nosso foco é cuidar das pessoas e garantir que nenhuma vida seja colocada em risco. Estamos trabalhando intensamente para proteger a população dos altos e morros, porque sabemos o quanto essas regiões são vulneráveis às chuvas. Com essas obras, vamos minimizar os riscos e melhorar a qualidade de vida de quem mora nessas áreas”, afirmou o prefeito Mário Alexandre.
Além das iniciativas com recursos próprios, a cidade foi contemplada com o PAC Seleções, que destinará mais de R$60 milhões para obras de contenção de encostas. Esse investimento reforça o compromisso da administração municipal em mitigar os danos causados pelas chuvas, oferecendo segurança e qualidade de vida à população que vive nas áreas mais afetadas.