Prefeitura de Itabuna ampliou em mais de 70% atendimentos em Saúde Mental

Nos últimos 3,5 anos, a Prefeitura de Itabuna ampliou em 77% os atendimentos nas Unidades Especializadas em Saúde Mental: CAPs IA, CAPs AD, CAPS II e Ambulatório Psicossocial. O balanço é da coordenadora dessas unidades na Secretaria Municipal de Saúde, Náira Cruz. 

Ela ressaltou que a atual Administração Municipal tem proporcionado melhorias que resultaram no acesso com maior facilidade aos serviços prestados a quem necessita de acolhimento.

“Esse dado demonstra que as pessoas estão se preocupando mais com sua saúde mental, buscando ajuda especializada e sendo acolhidas nos serviços de saúde mental”, frisou.

Como parte da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, será realizada uma ação na Praça José Bastos na sexta-feira, dia 20, às 8h, em parceria com a UNEX. 

Serão disponibilizados serviços de saúde e da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) com objetivo de orientar a comunidade sobre a importância da valorização da vida e dos cuidados com a saúde mental. 

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde ressaltou ainda a importância dos investimentos na assistência em saúde mental “por se apresentar como um suporte ao sofrimento psíquico e que reflete diretamente no retorno das atividades diárias e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes”. 

Itabuna possui quatro unidades especializadas, sendo três de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e o Ambulatório Psicossocial. O CAPs Infanto-Juvenil atende transtornos graves e persistentes em adolescentes e crianças, enquanto o CAPs Álcool e Drogas (AD) atende pessoas em sofrimento por uso/abuso de álcool e/ou outras drogas.

Já o CAPs II atende adultos com transtorno grave e persistente e o Ambulatório Psicossocial é para o atendimento a pessoas adultas com transtorno moderado.

De acordo com Náira Cruz, neste ano houve a implantação de mais duas equipes na Atenção Primária: Emulti (Equipe Multiprofissional de saúde e Equipe de Consultório na Rua), que também fortalecem a Rede de Atenção Psicossocial.

 

SERVIÇO:

 

CAPs IA – Rua José Alves, nº 247, Bairro Jardim Vitória

CAPs AD – Rua E, nº 111, Bairro Banco Raso

CAPS II – Rua G, nº 100, Jardim Alamar, Santo Antônio

Ambulatório Psicossocial – Rua Amazonas, nº 144, Bairro Jardim Vitória

Categoria:

Deixe seu Comentário