Ilhéus será contemplada com o Projeto esportivo Verão Costa Costa II
Com início previsto para janeiro de 2024, o projeto Verão Costa Costa II vai percorrer o litoral de seis municípios baianos, com atividades esportivas, culturais e de lazer. O projeto foi lançado, em Salvador, na manhã desta última terça-feira (19), na Casa Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra, com a presença de autoridades e representantes das federações das modalidades esportivas contempladas no evento.
Com o objetivo de estimular a prática esportiva e proporcionar diversão, entretenimento e geração de renda, o projeto é realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport) e com apoio da MCS Marketing Esportivo.
A segunda edição do Verão Costa Costa foi ampliada com a inclusão de Salvador entre as cidades que vão sediar o evento. As demais são Prado (na Costa das Baleias), Porto Seguro (Costa do Descobrimento), Ilhéus (Costa do Cacau), Valença (Costa do Dendê) e Camaçari (Costa dos Coqueiros). Na programação, atividades em modalidades como Beach Soccer, Futvôlei, Beach Tennis, Vôlei de Praia, Breaking Dance e Escalada.
A expectativa é de participação de aproximadamente mil atletas amadores e um público estimado em 20 mil pessoas. A criançada terá acesso gratuito ao Espaço Kids com brinquedos infláveis, diversão segura e supervisionada por monitores, um incentivo à participação das famílias no evento. O verão Costa Costa inclui, ainda, a realização simultânea da Feira Artesanato da Bahia e Economia Solidária.
“É um projeto que, além de incentivar a prática esportiva, estimula a geração de renda. A nossa meta é ampliar para outras cidades na próxima edição”, disse o secretário da Setre, Davidson Magalhães.
No momento, os organizadores estão fazendo as visitas técnicas. “Só falta agora Camaçari e Salvador. Essa segunda edição foi renovada, fortalecida, abraçando todas essas dimensões: turismo, esporte, cultura, arte e geração de renda”, disse o coordenador Ney Campello.
As federações esportivas são parceiras estratégicas e fundamentais na mobilização das comunidades. O coordenador geral de Esportes e Lazer da Unisport, José Sandes Filho, destaca com entusiasmo a parceria. “Se o primeiro, em 2020, foi bom, esse vai ser melhor ainda. É uma honra trabalhar em um projeto como esse, que leva atividades esportivas diversas aos municípios”.
Participaram do lançamento do projeto o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Wilton Neves Brandão; o coordenador de Esporte da Setre, Gustavo Miranda; e os representantes das federações baianas de Voleibol, Estácio Ribeiro, de Futvolei, José Pinto, e de Beach Soccer, Reinaldo Joaquim.